quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

OLHA NÓS AÍ, OUTRA VEZ...


Olha nós aí, outra vez.
Chegamos todos de férias merecidas.

Mais um ano letivo que começa. As férias chegam ao fim

Voltaremos para a rotina que irá nos acompanhar até o final do ano.As férias são um momento muito especial, onde se faz tudo aquilo que durante o ano letivo nem sempre conseguimos fazer.Viajar,curtir a família e os amigos, dormir sem pensar na hora,rolar durante horas na cama de tanta preguiça! Assistir televisão a tarde toda, ler, olhar bons filmes , ficar na internet até tarde, fazer faxina, fazer trabalhos manuais...nossa!Quanta coisa é possível fazer quando se está de férias.Porém a rotina faz parte de nossa vida, nos organizamos diariamente e essa rotina nos dá segurança e compõe nosso jeito de ser.
Enfim,cheios de gás, voltamos para a escola novamente, retornamos aos espaços de costume,aos rostos familiares que convivem na rotina diária com muitas novidades e o coração cheio de saudades.As férias foram a pausa necessária, mas nada como voltar às nossas obrigações, pois elas nos compõem enquanto sujeitos ativos e responsáveis pela nossa vida.
Inicia-se mais um ano letivo. É hora de matar as saudades dos colegas e alunos, de conhecer quem está chegando.É, em geral, um momento de alegria para todos nós, professores, funcionários e alunos.
Aos poucos, o ambiente escolar está ressuscitando da letargia que lhe impuseram as férias.E nada mais sem graça do que escola durante esse período.Prédios, pátios, jardins, por mais bonitos que sejam, só adquirem vida plena com a presença das pessoas.
Precursores desse burburinho somos nós, professores e funcionários já estamos aqui planejando e preparando para que o reencontro se revista de emoção e para que possa se instalar o necessário clima de trabalho para a aprendizagem.
Precisamos nos colocar como participantes ativos do processo educativo de nossos alunos, refletindo, planejando, experimentando, errando, reparando e replanejando, continuamente, sem nos esquecer de que também somos sujeitos de nossas aprendizagens.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo. É renovar as esperanças no trabalho que está a nossa espera, é renovar as esperanças na vida e o mais importante, é acreditar em si de novo. A vida é um eterno desafio. Estamos fazendo o convite para que nos redesenhemos e conseqüentemente tracemos um novo rumo, um rumo que nos entusiasme neste ano letivo que está por começar.

Texto escrito por Fátima a partir de crônicas de Carlos Barcellos e Osvino Toiller

Nenhum comentário:

Postar um comentário